Enciclopédia Britannica - Do analógico para o digital
- Alessandro Leite
- 5 de jan.
- 2 min de leitura
Em 1768, a Enciclopédia Britannica publicava pela primeira vez suas páginas em 32 volumes, com Capa de Couro, para servir de fonte de pesquisa, senão em casa, quem sabe nas escolas.
244 anos depois [2012], a Britannica anunciou que havia imprimido sua última edição, e qual mensagem ficava? Mais uma empresa tradicional, criada antes da internet, havia sofrido ruptura ou disrupção? Só que não era verdade.
Nos 20 anos anteriores a Britannica enfrentou no seu processo de transformação:
· A Britannica lançou a enciclopédias para a edição em CD-ROM, mas a Microsoft começou a oferecer, de graça, a enciclopédia Encanta em CD-ROM na compra de seu software, em sua estratégia de posicionamento como computadores pessoais para a educação familiar.
· Com o CD-ROM sendo substituído pela WorldWide Web, a Britannica passou a enfrentar as enciclopédias, Nupedia e depois a Wikipédia, produzida de maneira coletiva pela comunidade online.
A Britannica concluiu que, o comportamento dos clientes estava passando por transformações drásticas, com o surgimento das novas tecnologias.
Então seus líderes pensaram, em vez de defender o velho modelo de negócios, é preciso compreender as necessidades dos principais clientes.
Os clientes Britannica são: usuários domésticos instituições educacionais, no âmbito do ensino fundamental, médio e universidade.
Com o foco central em sua missão: qualidade editorial e serviço educacional, a Britannica passou por uma transformação significativa nos últimos anos. Ela se reorientou para se tornar uma empresa de inteligência artificial aplicada à educação, e hoje ela oferece:
1. Plataformas digitais:
· Enciclopédia online: pesquisas online;
· Dicionário Meriam-Webster: fonte confiável de definições e traduções.
2. Educação:
· Britannica Education: para grátis colar como matemática, história e ciências;
· softwares educacionais: vender softwares para escolas e bibliotecas.
3. Inteligência artificial:
· Chatbots educacionais: chatbots alimentados por IA que usam suas próprias bases de dados:
· Adaptação de conteúdos: tecnologia de adaptação de conteúdos em inglês para outras línguas, como árabe e hebraico.
4. Expansão global:
· Presença Internacional em mais de 150 países.
“Quando extinguimos a edição impressa, as vendas da enciclopédia no papel representavam apenas 1% do nosso negócio.” “Somos tão lucrativos agora como sempre fomos” - Jorge Caus, o presidente da Enciclopédia Britannica, Inc.
Comentarios